quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Clássico Blow-Up - Depois Daquele Beijo


Não poderíamos acabar o curso, sem indicar o clássico Blow-Up-Depois Daquele Beijo, o filme em língua inglesa (tem legendado em portuguê) do cineasta italiano Michelangelo Antonioni, que conta a história do envolvimento acidental de um fotógrafo com um crime de morte, baseado num pequeno conto de Julio Cortázar, Las Babas del Diablo, publicado em 1959, e na vida do famoso fotógrafo da época da Swinging London, o britânico David Bailey. No elenco acentua-se a participação de David Hemmings, Vanessa Redgrave, Sarah Miles, Jane Birkin - esta última interpretando uma das primeiras cenas de nu frontal em filme britânico dirigido ao grande público - e a modelo Veruschka, que interpreta a si própria e tem uma cena então considerada como o "mais sexy momento cinematográfico da história", pela revista especializada Premiere.

























Para quem estuda fotografia este filme é muito importante, pois traz reflexões sobre o trabalho do fotógrafo, sobre a fragilidade da realidade representada na fotografia, além de ser por si só uma das obras de arte do cinema.

Sinopse

O filme gira em torno de um fotógrafo de moda londrino chamado Thomas (Hemmings), que numa manhã, após passar a noite fazendo fotografias para um livro de arte numa casa de cômodos, volta para o estúdio atrasado para uma sessão de fotos com a supermodelo Veruschka (em seu próprio papel), passa por um parque da cidade e fotografa um casal brigando. A mulher das fotos, Jane (Redgrave), furiosa de ser fotografada, o segue até seu estúdio e exige os negativos de Thomas, que lhe devolve um filme virgem. Curioso com a atitude, ao fazer seguidas ampliações (blowups) de suas fotos no local, apesar da grande granulação provocada nas imagens em preto e branco, descobre o que acredita ser um corpo e uma mão apontando uma arma entre os arbustos do parque.

Ao cair da noite, ele volta ao parque e descobre um corpo no meio da mata, mas sem a câmara, não pode fotografá-lo e assustado com o barulho de um galho sendo pisado, deixa o local e encontra seu estúdio revirado e suas fotos roubadas, à exceção de uma grande ampliação na câmara de revelação que mostra o corpo tombado nos arbustos. Ao retornar no dia seguinte ao parque, depois de frequentar a noite londrina, ele vê que o corpo desapareceu e acaba por não ter certeza do que realmente viu.
De volta ao estúdio, caminhando pelo parque, assiste numa quadra duas pessoas jogando tênis por mímica, sem bolas nem raquetes. Participando da cena, quando devolve a bola imaginária que lhe é lançada por um dos jogadores, ouve o som da bola tocando o chão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.