Programa

DDPI - Cursos de Extensão 2013/01

Curso Básico de Fotografia - 20 horas

OBJETIVOS
Identificar os princípios da câmera fotográfica, seus principais mecanismos técnicos e operacionalizar seus usos integrados para a formação da imagem. Apontar os principais elementos da linguagem fotográfica (luz, profundidade de campo, foco, enquadramento, composição, cor, momento decisivo etc) e sua inter-relação com os elementos técnicos (tipos de lentes, tempo de exposição, velocidade do obturador, abertura do diafragma, ISO etc). Entender os elementos estéticos, técnicos e sociais implicados no processo de construção das imagens fotográficas, bem como a diferença entre fotojornalismo, fotodocumento, foto publicitária, foto arte etc. 

PÚBLICO ALVO
Alunos dos curso Técnico em Design, demais cursos da Fundação Liberato ou da UERGS e interessados em fotografia em geral. 

DOCENTE
Marcelo Salcedo Gomes: Fotógrafo, Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, com Especialização em Fotografia Instrumental. Mestre em Ciências da Comunicação e doutorando pelo PPGCC Unisinos na linha de pesquisa Mídia e Processos Audiovisuais. Primeiro colocado do Prêmio Adelmo Genro Filho da SBPJor 2011 com o TCC intitulado As Fantásticas Fotografias da National Geographic e 1º lugar do Prêmio de Jornalismo Experimental da Unisinos 2009 na categoria Fotojornalismo. Realiza pesquisa no campo da comunicação em contexto de midiatização com foco na teoria da fotografia.

CALENDÁRIO E HORÁRIO DAS AULAS
As aulas ocorrerão, aos sábados no turno da manhã, das 8h30 às 12h30, nos dias 25 de maio, 08, 15, 22 e 29 de junho. 


OBSERVAÇÕES
1. É desejável que cada participante traga seu próprio equipamento, podendo ser amador (câmeras compactas digitais, celulares ou analógicas compactas de filmes), semi-profissionais ou profissionais (analógicas ou digitais), pois será ministrada uma visão geral de como aproveitar o máximo de cada equipamento.
2. Serão realizados exercícios práticos no decorrer dos encontros. 

PROGRAMA

1º Encontro (25/05) - História da Fotografia. Os elementos da linguagem fotográfica. Operações básicas de câmera fotográfica. Tarefa para o próximo encontro: produção de  5 fotografias identificando os elementos básicos da linguagem fotográfica. 

2º Encontro (08/06) - Os tipos de câmeras. Os tipos de lentes. Guia de equipamentos. Como fazer boas fotos com equipamentos limitados. Tipos de arquivos. Formas de armazenagem. Tarefa para o próximo encontro: fazer 5 fotos utilizando as técnicas aprendidas.

3º Encontro (15/05) - A importância da luz para a fotografia. Noções sobre iluminação de estúdio, foto ao ar livre e uso do flash. A diferença entre fotografia analógica e digital. A ascensão da imagem fotográfica no mundo digital. Noções sobre manipulação de imagens digitais. Dicas de edição de imagem e softwares.  A fotografia como matéria prima para o designer. Tarefa para o próximo encontro: produzir e editar 5 fotografias para apresentação.

4º Encontro (22/05) - O grandes temas da fotografia. Como fazer retratos, fotografia de eventos, fotografia de paisagem e foto artística. Os tipos de suportes para apresentação e a escolha adequada do tamanho do arquivo. Tarefa para a próxima aula: produzir 10 fotografias impressas em papel 15x21 cm.

5º Encontro (29/05) - Grandes fotógrafos e seus portifólios. A fotografia entre o documento e a arte. Os diversos ofícios que envolvem fotografia.  A busca do fotógrafo pela autoralidade. Dicas para quem quer se profissionalizar, sites e bibliografia sobre fotografia.

OBSERVAÇÕES
(1) É desejável que cada participante traga seu próprio equipamento, podendo ser amador (câmeras compactas digitais, celulares ou analógicas compactas de filmes), semi-profissionais ou profissionais (analógicas ou digitais), pois será ministrada uma visão geral de como aproveitar o máximo de cada equipamento.
(2) Serão realizados exercícios práticos no decorrer dos encontros.
(3) A Fundação Liberato reserva-se o direito de certificar somente quem obtiver 75% da frequência e desligar quem não apresentar comprometimento e postura adequada durante o curso.
(4) A Fundação Liberato reserva-se o direito de cancelar o curso caso não ocorra o número mínimo de matrículas para o equilíbrio econômico do mesmo, neste caso devolverá integralmente os valores pagos.


2 comentários:

  1. Professor,
    O blog ficou ótimo, apenas a cor da fonte ficou muito fraquinha. Sugiro substituir por outra cor. Penso que preto seria interessante.
    Desculpa te encomodar. De mais tudo ok. Ainda estou tentando, mas o exercício de nº5 é muito difícil. Não consegui até o momento.
    Já recebi todo material por email e imprimi alguns, pois gosto de fazer algumas marcações. Coisa de profe. hehehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Nice.

      Obrigado pela dica. Já mudei a cor da fonte, veja se ficou boa.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.